O blog é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática. É com os posts publicados neste canal que você vai atrair visitantes, gerar tráfego e, se você realizar as ações de maneira correta, gerar Leads que posteriormente se tornarão clientes.
Mas mesmo este primeiro passo pode ser um verdadeiro martírio para empresas que estão começando a investir ou até que já investem em Marketing de Conteúdo:
- Que tipo de post eu devo produzir para o meu blog?
- Quais são formatos mais indicados dependendo do assunto que estou abordando ou do meu objetivo com o conteúdo?
- Quando e como utilizar imagens, áudio e vídeo em meu blog?
Assim, para fugir do lugar-comum no Marketing de Conteúdo e conseguir escalar sua produção sem se tornar repetitivo, nesse post você vai encontrar 31 tipos de conteúdo que você pode utilizar no seu blog para atrair seu público de forma mais eficiente, ajudando a gerar os resultados que sua empresa quer e precisa.
Além de entender quais são os principais formatos de conteúdo, como estruturá-los e quando utilizá-los, você também verá exemplos de cada um dos tipos de conteúdo para ver como eles funcionam na prática.
1. Posts educativos
Esse tipo de post tem como principal missão educar a audiência sobre o mercado em que o produto/serviço está inserido. Para ficar mais prático, um exemplo da própria RD. No post “Como fazer Email Marketing” damos algumas dicas de boas práticas para o profissional de marketing criar suas campanhas com qualidade, independentemente se ele usa o RD Station Marketing ou não.
Aqui a preocupação é, acima de tudo, educar – e não vender. Pode ser que o profissional já utilize o produto e veja nessas dicas alguns insights para melhorar suas campanhas. Pode ser que ele use outra ferramenta, mas, ao aprender com a RD, troque no futuro. Ou pode ser que ele esteja recém começando a estudar Email Marketing e ainda não decidiu qual ferramenta usar.
Outro exemplo é o primeiro post publicado no blog da RD, em 2010 (já atualizado várias vezes, a última em 2019): “5 benefícios do Marketing Digital para pequenas e médias empresas“. Começamos o blog falando sobre o mercado de PMEs e como o Marketing Digital é a melhor opção para essas empresas que precisam de crescimento e de destaque.
Adapte isso ao contexto de sua empresa e crie conteúdos que solucionam as dores de sua audiência e não conteúdos com caráter institucional ou agressivamente vendedor.
Exemplos de posts:
2. Tutoriais ou passo a passo
Se você precisa ensinar a sua audiência a realizar determinada ação de modo prático, um post tutorial ou passo a passo é uma boa pedida. A ideia aqui é fazer com que o leitor repita exatamente o que você está fazendo. Isso pode ser uma receita culinária, um drink, uma ação no Photoshop, etc.
Quando for escrever um tutorial, imagine que o leitor está lendo o post e fazendo o que você está explicando ao mesmo tempo. Por isso, abuse dos print screens, de imagens explicativas e pense muito bem em uma ordem lógica para passar o conteúdo da melhor forma possível para seu público.
Exemplos de posts:
- Como criar uma página no Facebook: passo a passo completo
- Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo + dicas
- Google AdSense: o que é e como usar para monetizar o seu conteúdo
3. Notícias
Notícias sobre o seu mercado também são ideias interessantes de conteúdos que você pode produzir para o blog de sua empresa. Nesse caso, aproveite o timing para publicar o mais rápido possível. Notícias possuem caráter imediatista, então se você demorar muito para dar uma notícia rápida, pode ser que seus concorrentes já tenham o feito antes, e quando você promover para sua audiência há o risco de ser tarde demais.
Como saber quando é tarde demais? Depende muito do seu nicho e da importância da notícia em si. Tente ser ágil sem ser negligente. Lembre-se de que notícias, diferentes de conteúdos evergreen, costumam ter prazos de validade. Mesmo assim, é uma excelente maneira de se relacionar com sua audiência e mostrar a ela que você está se atualizando e buscando sempre novidades sobre o mercado.
Exemplo de posts:
- WhatsApp anuncia modo escuro para versão desktop e mais novidades
- TikTok lança o TikTok For Business, sua plataforma para anunciantes
4. Reviews
Quando procuramos conteúdos sobre o nosso mercado, sejam eles online ou não, é comum nos depararmos com muita coisa de qualidade, e que de alguma forma nos serve tanto para aprendermos quanto para ensinarmos outras pessoas.
Por isso, o blog de sua empresa pode ser um bom lugar também para escrever reviews relacionados ao seu mercado. Uma das formas de fazer isso é pensar nos produtos que interessam ao seu público e que sua audiência consome e fazer análises sobre eles.
Por exemplo, se você leu um livro sobre o seu mercado, pode usar o conhecimento adquirido para escrever uma resenha, e assim passar esse conhecimento adiante, às vezes até de forma mais didática e simplificada do que o conteúdo original. O mesmo vale para um filme, um documentário, um jogo, um aplicativo, um evento, uma feira e uma palestra.
Exemplos de posts:
- André Siqueira conta como se tornar um profissional de Inbound Marketing melhor no RD Summit
- Como criar uma estratégia de vídeos que vende, por Camilo Coutinho no RD Summit
5. Vídeos
A produção de conteúdo em vídeo não é mais uma simples tendência para o futuro. É uma realidade já consolidada e com resultados comprovados. Uma boa estratégia de vídeos pode aumentar a compreensão do público sobre o que você tem a oferecer.
Além disso, com esse formato sua empresa consegue agradar também aos consumidores que preferem o vídeo do que o texto. Mas se já gravei o vídeo por que escrever um conteúdo em texto?
Indo direto ao ponto: porque ao mesmo tempo que existem as pessoas que preferem o conteúdo em vídeo, existem as pessoas que preferem o conteúdo em texto.
Por isso, a grande sacada aqui é diversificar. Grave um vídeo, hospede em algum canal (YouTube, Vimeo, DailyMotion, SambaVideos, entre outros) e publique no seu blog, mas não publique só o vídeo, vá além. Transcreva esse vídeo ou crie um texto com base no conteúdo audiovisual. Isso vai deixar o seu post com muito mais valor.
Exemplos de posts:
- Social Media Day 2020: as melhores frases e dicas da live da RD
- Webinar: como minimizar impactos da quarentena em Marketing e Vendas
6. Entrevistas
Há muitas pessoas fora de sua empresa que podem ter bons insights para compartilhar com sua audiência. Desse modo, por que não convidar esses profissionais para uma entrevista?
Convide influenciadores e personalidades para falar sobre algum assunto relacionado a seu mercado. Ao entrevistar nomes que são referência em seu mercado, você estará criando um conteúdo de bastante qualidade para seu blog, além de ser um aprendizado bastante valioso para o entrevistador.
Mais: valorize o entrevistado. Faça com que ele se sinta importante na publicação. Crie um post muito bom sobre a entrevista para que ele compartilhe com seus seguidores e leve uma nova audiência para seu site.
Exemplo de post:
7. Conteúdos sazonais
Por que você acha que a mídia sempre prepara matérias sobre o natal e o fim de ano em dezembro, sobre a volta às aulas no fim das férias, sobre o frio na chegada do inverno, etc? Use essas épocas sazonais a seu favor e tente criar
conteúdo evergreen sobre isso, ou seja, conteúdo que mesmo após passar essa época, possa ser consumido da mesma maneira pelo leitor.
Alguns assuntos nunca morrem. Apenas adormecem por um tempo até voltar à pauta. Na política: casos de corrupção e eleições. No entretenimento: cerimônia do Oscar ou do Grammy. Na saúde: o Outubro Rosa e campanhas de vacinação. Educação: Enem e vestibulares. Economia: cotação do Dólar e taxa de juros. Esporte: Olimpíadas e Champions League.
Como você pode perceber, todo segmento possui assuntos recorrentes, e é por isso que é interessante que esses assuntos sejam explorados, ou até cruzados. O segredo é adaptar o contexto ao seu mercado. Muitas datas podem ser usadas para você utilizar na estratégia de conteúdo de sua empresa, basta adaptar com criatividade.
Se você tem um blog sobre saúde, você pode dar dicas sobre como se preparar mental e fisicamente antes de prestar um concurso público ou um vestibular; se você tem um blog sobre entretenimento, pode criar uma lista de filmes sobre corrupção na política, quando a época for apropriada.
Estar informado sobre o que está sendo discutido, as datas comemorativas do momento e tudo o que está sendo pauta na sociedade é uma vantagem natural que você pode ter sobre seus concorrentes. Aproveite!
Exemplos de posts:
- Campanha de Marketing Digital para o Dia dos Pais: exemplos de Landing Pages, Email Marketing e ações para ecommerce
- Black Friday: 18 ações para vender mais na data
8. Estudos de caso
Uma forma de provar o valor de seu produto/serviço é criando estudos de caso. Uma grande vantagem dos estudos de caso – ou simplesmente cases – é que esses conteúdos demonstram, de forma didática e prática, como determinada empresa superou desafios e alcançou resultados importantes utilizando soluções de qualidade. Isto é, fornecem informações importantíssimas para os negócios e qualquer empresa.
Quem não gostaria de saber de uma “receita” eficiente para conseguir acelerar a entrada de novos clientes, incrementar seus ganhos, gastar menos para produzir mais, entre outras facilidades? Essa perspectiva faz o cliente, que se vê com os mesmos problemas, ver como usar a mesma solução de maneira eficiente.
Outro aspecto positivo dos estudos de caso é que eles são focados na perspectiva do cliente. Não é sua empresa que está dizendo que seu serviço é bom, mas sim, quem o utiliza. Isso garante uma credibilidade incrível para a mensagem que você deseja passar. Além de mostrar um depoimento genuíno, os estudos contam uma história e revelam como seus produtos são utilizados para alcançar determinados objetivos. Quer dizer, são verdadeiras provas de sucesso.
Faça uma entrevista com um grande case seu e publique em seu blog. Esse é um conteúdo de meio/fundo de funil e que deve ajudar muito na tomada de decisão.
Exemplos de posts:
- Como a Conquer conquistou mais de 500 mil novos alunos em meio à pandemia
- Como a Hiper aumentou as vendas em 250% em meio à pandemia
9. Guest posts
O blog de sua empresa já recebe posts de convidados? Saiba que os guest posts são excelentes conteúdos que você pode usar para publicar em seu blog.
Mais do que um conteúdo a mais, é uma forma muito valiosa para sua empresa manter um relacionamento com parceiros. Guest posts são ótimas estratégias para seus parceiros, pois por meio desses conteúdos, eles podem atingir uma nova audiência e construir link building para estratégias de SEO.
A vantagem aqui é que você não precisa gastar esforços na produção do conteúdo, pois outra pessoa fará isso. No entanto, não cometa o erro de não alinhar o tema e a linguagem do guest post antes do parceiro começar a escrever. Isso é fundamental para que o post esteja de acordo com os padrões de seu blog. Fazendo isso, você não terá o retrabalho em edições exaustivas e nem passará pelo desconforto de pedir uma nova versão ao parceiro.
Exemplos de posts:
- É social media? Saiba como organizar uma rotina de gestão eficiente nas redes sociais, da mLabs
- Marketing humanizado: o que é e como implementar, da witu.digital
10. Citações
As citações são úteis para chamar a atenção do público, passando uma mensagem de forma simples e embasada pela experiência de um especialista. Indicar frases de grandes autoridades e experts traz credibilidade ao assunto que está sendo tratado e funciona muito bem em posts e palestras.
Você pode utilizar as aspas para embasar seus posts ou fazer um compilado com as melhores citações sobre a área em que seu negócio atua, como o post que fizemos abaixo sobre Marketing Digital:
Exemplo de post:
11. Pesquisas
Estatísticas e dados sobre seu mercado são ótimos para serem usados em conteúdo. Além do mais, números comprovam de uma forma mais exata como está o mercado, quais segmentos estão ou não funcionando e dão poderosos insights de novas tendências.
Não é preciso que você realize a pesquisa, ainda que isso seja uma estratégia bem interessante. Recentemente, realizamos a pesquisa Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada, que trouxe muitos insights importantes e ainda virou um material para ajudar o mercado em um momento difícil.
Caso seu time não tenha braço para isso, você pode usar pesquisa de uma empresa parceira ou de um instituto de pesquisa para isso.
Exemplos de posts:
- Por que criar awareness é o principal objetivo ao trabalhar com Marketing de Conteúdo?
- 85,6% concordam que o Marketing de Conteúdo será mais representativo na retomada
- 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto e horários flexíveis no período de pandemia
12. Infográficos
O infográfico é um formato de conteúdo que costuma ter ótimos resultados. Isso porque é uma forma de simplificar ideias longas em poucas palavras e com um apelo visual que costuma sempre funcionar.
Você pode usar infográficos tanto para geração de Leads, promovendo-os em Landing Pages, como também em posts para gerar engajamento e backlinks. Para facilitar com que outros blogs compartilhem seu infográfico, coloque um código de incorporação no final de seu post.
Criamos uma explicação prática de como você pode fazer infográficos sem quebrar muito a cabeça. Confira no post Como fazer um infográfico em 5 passos simples.
Para dar corpo ao post, crie um texto de apoio para o infográfico. Coloque outras informações que não estão no infográfico ou crie um contexto para o leitor entender do que se trata e por que ele está consumindo esse material.
Exemplos:
- [Infográfico] Quais os tamanhos de imagens para as redes sociais?
- [Infográfico] Os melhores horários para envio de Email Marketing
13. Experiências/Aprendizados
Já pensou em transformar o que você faz no dia a dia em conteúdo para seus leitores? Essa é uma forma relativamente simples de produzir conteúdo, pois tudo o que você precisa é organizar sua experiência em determinado projeto ou assunto e começar a escrever.
Quando falamos sobre compartilhar os aprendizados, muitas empresas ainda resistem por pensarem que a publicação desse tipo de conteúdo é prejudicial para o próprio negócio.
Esse argumento não se sustenta no Inbound Marketing, pois se a sua empresa é boa e entrega bons serviços, publicar conteúdo de alta qualidade e “entregar” seu know-how oferece muito mais a ganhar do que a perder.
Exemplos de posts:
- Trabalho remoto: 5 aprendizados de quem já teve essa experiência
- Da Ilha da Magia ao Vale do Silício: o programa Bench Office da RD
14. Posts baseados em dúvidas
As dúvidas dos leitores de seu blog são poderosos insights para a criação de novos conteúdos. Você pode encontrar essas dúvidas em comentários do próprio blog, nas redes sociais, em respostas de email, em pesquisas de opinião, na busca interna do seu próprio site ou até mesmo perguntando aos vendedores da sua empresa quais são as principais
dúvidas conceituais sobre o produto ou serviço.
Uma vez que você identificou as principais dúvidas de seu público, é hora de transformá-las em conteúdo. A grande sacada desse tipo de post é que a produção dele vai além do que o que sua empresa pensa que seu público precisa. É sobre o que algo que a audiência já manifestou deliberadamente um interesse.
Você pode criar um post falando sobre as principais dúvidas sobre seu mercado ou criar um post sobre uma
dúvida específica de seus clientes e Leads.
Exemplos de posts:
- Como fazer um eBook para geração de Leads: um tutorial completo para produzir o seu
- Tudo sobre Newsletter: o que é, como criar, dicas de conteúdo e muito mais
15. Guias
Guias são conteúdos completos sobre determinado assunto. Tem como característica ser um conteúdo longo e detalhado. Por esse motivo é comum encontrarmos posts com títulos como “o guia definitivo”, “o guia completo”, “tudo o que você precisa saber sobre” e outras variações que denotam que se trata de um conteúdo completo.
Ao escrever um guia, lembre-se de que você está se comprometendo a produzir um conteúdo incrível e extenso.
Escolha um bom tema e quebre-o em diversas partes. Uma forma simples de estrutura um bom guia é responder às seguintes perguntas:
- O que é ___;
- Quando fazer ___;
- Por que fazer ___;
- Como fazer ___;
- Onde fazer ___;
Claro que este é um modelo bem básico e não é preciso que seja seguido em todas as ocasiões, mas pode servir
de ponto de partida na hora de você estruturar um guia.
Exemplos de posts:
- Como fazer Email Marketing: Guia Definitivo + Planilha
- Link Building em 2020? Saia do zero direto para sua primeira campanha de links!
16. Lançamento de materiais
Sua empresa está lançando um material rico novo? Por que não aproveitar o blog para promover essas ofertas? Ao criar um post sobre um lançamento de material, faça um breve resumo sobre o tema e sobre o que o leitor irá encontrar ao acessá-lo.
Há várias formas de criar esse tipo de post. Você pode fazer um resumo curto, colocar os principais tópicos em bullet points, criar um novo texto em cima do assunto, etc. Aproveite para colocar um formulário de conversão ou um pop-up no post, gerando Leads através da sua oferta de material.
Você pode fazer isso com facilidade usando o RD Station Marketing, a ferramenta tudo-em-um de Automação de Marketing líder na América Latina. Teste gratuitamente deixando seu email no formulário abaixo!
Exemplos de posts:
- Como utilizar o WhatsApp como um canal para vendas?
- Time executivo da RD participa de semana de webinars
17. Posts institucionais
Costumamos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia sobre os problemas e as necessidades de sua audiência e não sobre sua empresa. Sendo assim, por que posts institucionais deveriam entrar no blog?
Porque é possível separar as duas coisas. É possível fazer Marketing de Conteúdo e falar também sobre sua empresa desde que o assunto seja relevante para seus clientes. O ideal, ao falarmos de posts institucionais no blog de uma empresa, é quando o conteúdo realmente vai fazer a diferença para os clientes, Leads e usuários.
Isto pode ser, por exemplo, uma atualização importante no seu produto, uma mudança drástica na sua empresa (como o nome ou o posicionamento) ou uma comunicação que ajude ou inspire a pessoa em alguma esfera de seu negócio.
Exemplos de posts:
- RD Station chega aos 20 mil clientes
- Comunicação Interna na pandemia: como a RD adaptou seus canais mantendo o engajamento do time
18. Curadoria
Curadoria de conteúdo é uma alternativa para você produzir conteúdo a partir de conteúdo já existente. Isso pode ser feito de forma externa, como uma seleção de notícias sobre seu mercado que saíram nos veículos de comunicação no último mês, por exemplo. Ou internamente, criando um post sobre vários materiais e outros posts que sua empresa produziu.
É importante lembrar que a curadoria não deve, de maneira alguma, ser uma cópia de material de outras fontes. É preciso ter cuidado não apenas na seleção, mas na forma de apresentar o material e, principalmente, de dar os devidos créditos aos autores. Copiar o conteúdo de terceiros só vai fazer mal para sua empresa.
A partir do momento que sua empresa realiza a imersão sobre os principais temas de seu mercado, certamente ela terá boas fontes de material que poderá recomendar, incluindo links, imagens e citações.
Exemplos de posts:
- Todos os materiais de Marketing que a Resultados Digitais lançou em 2019
- Todos os materiais de Vendas que a Resultados Digitais lançou em 2019
19. Opinião
Além de educar seu público, disponibilizar informações e dicas práticas, uma outra forma de criar conteúdo é com artigos de opinião. Aqui, falamos de artigos um pouco mais subjetivos e enviesados pela opinião do redator.
Se você pretende publicar posts de opinião no blog de sua empresa, lembre-se de utilizar argumentos sólidos para comprovar a sua tese. A diferença entre um artigo de opinião e os posts educativos pode ser bem sensível, e é bem
comum que um artigo de opinião também seja um conteúdo educativo. A diferença é unicamente na forma como ele foi escrito.
Exemplos de posts:
- O Mês do Orgulho LGBTQIA+ acabou. E agora, sobre o que vamos falar?
- Negros na tecnologia: Florianópolis, a Ilha do Silício, é a nova terra prometida?
20. Checklists
Checklists são formatos de conteúdo que podem ser bastante fáceis e práticos para seu negócio. Isso porque normalmente eles estão bastante relacionados com alguma ação que sua empresa já faz.
Para publicar um checklist no seu blog, pense em quais etapas você precisa verificar antes de colocar em prática aquilo que o conteúdo está propondo. Uma maneira simples de fazer isso é por meio de perguntas. Crie algumas perguntas básicas para seus leitores responderem antes de apertarem o play.
Exemplos de posts:
- Reunião de Vendas: três checklists do que fazer antes, durante e depois
- Checklist SEO: Planilha completa para otimizações e monitoramento de tráfego orgânico
21. Podcasts
Outro formato de conteúdo que pode ser utilizado em blogs é o podcast. Geralmente é um áudio gravado por duas ou mais pessoas discutindo sobre temas relacionados ao seu mercado.
É muito simples e barato gravar um podcast, basta ter: voz, pessoas, um ambiente, um microfone, um aplicativo para gravação e um site para hospedar. Algumas empresas utilizam programas de edições para dar um ar mais profissional, criando vinhetas e efeitos sonoros.
Se sua empresa já produz conteúdo nesse formato, pode utilizar o blog para promovê-lo. A exemplo do que falamos sobre vídeos, você não precisa ficar preso apenas ao formato de áudio quando publica um podcast.
Você pode transcrever esse áudio para quem não tiver como ouvir no momento ou prefere consumir o formato em texto ou fazer um resumo com os principais pontos.
Mais sobre o tema:
- Podcast: o que é e como criar um de qualidade em 5 passos
- Spotify testa anúncios clicáveis para podcasts
22. Galeria de imagens
Dependendo do nicho em que seu blog está, é possível criar posts baseados em imagens para ilustrar determinado assunto. Você pode usar a cobertura fotográfica de um evento, as fotos de um acontecimento importante e que tenha relação com seu mercado, uma série de ilustrações conceituais, tirinhas, memes etc.
Se você estiver no ramo de arquitetura, por exemplo, pode utilizar fotos de ambientes para ilustrar as principais tendências na arquitetura de interiores; o mesmo vale para casamentos, viagens, gastronomia, etc.
Mas mesmo que você não trabalhe em nenhum segmento “visual”, é possível utilizar imagens simplesmente para ilustrar o texto e ajudar a explicar o texto, ou simplesmente para servir como um elemento cômico e para atrair leitores – como nos casos dos posts que utilizam tirinhas e memes para abordar certo tema de forma divertida.
Exemplos de posts:
- 13 fotos que marcaram o primeiro dia do RD Summit 2019
- 12 fotos que marcaram o segundo dia do RD Summit 2019
- As 10 fotos mais incríveis do último dia do RD Summit 2019
23. Conteúdos interativos
Uma forma de conteúdo que exige um pouco mais de preparação, mas que se feita de forma planejada vale a pena são os conteúdos interativos, como enquetes, quizzes e testes. Você já deve ter visto muitas vezes os mais variados testes sendo compartilhados em redes sociais, certo?
Isso prova como o formato funciona. Mas não copie. Adapte ao seu contexto de negócio e seja criativo para conseguir atrair visitantes, principalmente em redes sociais. Caso você prefira usar este conteúdo interativo como estratégia de geração de Leads, ainda assim pode tirar uma fatia para publicar em seu blog.
24. Templates
Se você quer criar um conteúdo mais prático para sua audiência, um template é uma boa pedida. Templates (ou modelos) são exemplos pré-configurados que você pode usar com algumas pequenas modificações para o contexto de seu negócio.
Templates vão além da parte visual e podem ser usados também para conteúdo. São vários os exemplos. No Marketing Digital, por exemplo, usamos templates para eBooks, campanhas de Email Marketing, Landing Pages,
relatórios e outros.
Quando você está em posse de um template para executar uma tarefa, uma grande parte do trabalho está pronta, o que permite foco para pensar no que realmente importa, o conteúdo. Trabalhar dessa forma traz ganhos relevantes de agilidade, qualidade de entrega e redução de custos para a sua empresa.
Ao disponibilizar um template que você usa em sua empresa e transformá-lo em conteúdo para o seu blog, você não estará somente criando um conteúdo com base no que você já tem, mas sim incentivando os visitantes de seu site a fazerem igual a você, o que torna seu negócio referência a respeito deste assunto.
Exemplos de posts:
- Como implementar uma automação de Email Marketing ideal para sua empresa em 3 passos
- Como começar a vender seus produtos online rapidamente através de uma Landing Page do tipo Página de Vendas
25. Traduções
Se você buscar conteúdo em outros idiomas na internet, a possibilidade de encontrar materiais de qualidade é muito grande. Nesta hora, surge a dúvida: será que vale a pena fazer a tradução de um conteúdo e publicá-la? Se for um conteúdo de qualidade, pode ter certeza que ele vai gerar muitos benefícios para o seu blog, trazendo tráfego orgânico e das mídias sociais.
Mas antes de fazer isso, não se esqueça de que é essencial conversar com o autor do texto original e pedir a autorização dele para publicar o conteúdo traduzido. Se ele permitir, publique a tradução e lembre-se de sempre citá-lo, juntamente com a fonte de onde você tirou o texto original.
Além disso, a menos que você tenha bastante prática no assunto e domine bem o vocabulário, procure um tradutor profissional para fazer o texto. Assim, você evita aqueles erros comuns de tradução e produz um conteúdo de qualidade, com um real potencial para gerar resultados para o seu blog.
26. Glossários
Cada segmento de mercado possui suas próprias especificidades e, consequentemente, seu “idioma” próprio. Por isso, muitas vezes, é comum nos depararmos com o “economês”, o “jurisdiquês”, o “marketês” e tantos outros vocabulários típicos de certas áreas de atuação.
Esses vocabulários são muito conhecidos dos profissionais do segmento, mas frequentemente confundem o leitor que não conhece determinado mercado e está buscando por serviços na área.
Se este é o caso do seu segmento, uma boa dica é preparar um post em forma de glossário, que explique o que são pelo menos os termos mais comuns do seu negócio, e por que o leitor deve saber o que eles significam. Esse tipo de post, além de esclarecer muitos conceitos relacionados à sua empresa, pode ajudar o leitor a compreender o valor do seu negócio, e aumentar a probabilidade de ele comprar com você.
Exemplos de posts:
- Glossário de Marketing Digital – com vídeos!
- Glossário comercial: termos de vendas que você precisa conhecer
27. Comparativos
Um dos conteúdos que mais influenciam na tomada de decisão são conteúdos comparativos. Ajudar o usuário a entender qual produto/serviço é melhor analisando os prós e os contras de cada um é bastante valioso. Isso pode valer tanto internamente, para seus produtos, como também para produtos de terceiros.
É um tipo de post muito comum em blogs do ramo imobiliário, automotivo, tecnologia, etc. Pode ser útil também para solucionar as dúvidas sobre serviços ou produtos que são diferentes, mas que ainda causam confusão para quem possui um conhecimento ainda introdutório sobre o mercado.
Portanto, não precisa ser necessariamente um post com o intuito de mostrar quem é o vencedor das comparações. Pode ser para mostrar quais opções existem e para quais situações cada uma delas será melhor aproveitada.
Exemplos de posts:
- Ferramentas de Email Marketing: o que são, quais são as mais usadas e tudo o que você precisa saber
- Conheça os benefícios de integrar ferramentas de Marketing, Vendas e gestão
28. Dicas de experts
Já falamos sobre como é interessante realizar entrevistas em blogs. Mas você já pensou também em reunir vários especialistas sobre um determinado assunto e criar um post com dicas de todos eles?
Esse pode ser um caminho alternativo caso você não tenha como produzir uma entrevista mais longa. Diferente de uma entrevista tradicional, aqui o foco é em um tema comum entre esses entrevistadores.
Faça poucas perguntas (geralmente é feita apenas uma) para cada uma das pessoas selecionadas e reúna esse
conteúdo. Você vai ver como o conteúdo ficará bastante rico e com uma diversidade imensa de ideias.
Exemplos de posts:
- Quais os livros de Customer Success que os especialistas da RD indicam?
- Webinar: o que postar nas redes sociais em época de quarentena
29. Problema x solução
Muitas vezes, quando buscamos algo na internet, principalmente nos mecanismos de busca, estamos procurando a resolução de um problema. Por isso, é importante mapear as principais dores das suas personas, a fim de oferecer a ela o antídoto.
Uma boa forma de fazer isso é criar posts que apresentem os erros e problemas que suas personas cometem/têm, e em seguida mostrar o que pode ser feito para melhorar a situação, bem como as oportunidades que se escondem por trás daquele erro e/ou problema.
Esse tipo de post tem três aspectos bem positivos, pois ele faz com que seu leitor perceba que:
- pode resolver muitos dos seus problemas sozinho, bastando uma orientação a ser seguida;
- você é uma autoridade no assunto, já que sabe falar com propriedade dos problemas e soluções para estes problemas;
- se ele não consegue resolver o problema dele sozinho, muito provavelmente você pode oferecer a solução que ele precisa.
Exemplos de posts:
- Como avançar da estratégia de Email Marketing para a Automação de Marketing
- Como a Implementação do RD Station Marketing pode gerar resultados já nas primeiras semanas
30. Transmissões ao vivo
Já pensou em usar o seu blog para transmitir eventos ou fatos que estão acontecendo em tempo real? Normalmente, as redes sociais são canais mais aconselháveis para esse tipo de conteúdo, mas há várias ferramentas que compilam todo o conteúdo publicado sobre o assunto e que atualizam-se automaticamente desde que pré-configuradas.
Basta configurar que, por exemplo, todas as atualizações do Twitter, Instagram e Facebook de sua empresa
sejam publicadas. Ou que todas as publicações com determinada hashtag.
Dessa forma, nada impede que você faz uma transmissão ao vivo no YouTube ou um live no Facebook e, ao
mesmo tempo, jogue todas essas – e outras – informações para dentro de um post em seu blog.
31. Listas
O ser humano gosta de fazer listas: lista de supermercado, lista das tarefas domésticas, lista das atividades que você precisa realizar no trabalho diariamente, lista de resoluções de ano novo… Elas são uma ótima forma de ajudar você a se organizar, ganhar produtividade e ter uma visão melhor do que precisa ser feito – e em quais etapas.
Como você deve ter percebido, este post, por exemplo é uma lista, que tem como objetivo apresentar de forma fácil diversos formatos de conteúdos que você pode utilizar no seu blog. Nós poderíamos abordar esse conteúdo em texto corrido, por exemplo, mas ele não ficaria tão simples de ser compreendido e absorvido pelos leitores.
Em geral, listas são simples de fazer: basta você parar por alguns minutos e pensar como é que pode dividir o tema que escolheu em tópicos. Esses subtemas, digamos assim, podem ser divididos de várias formas: do mais para o menos (e vice-versa), do primeiro até o último (e o contrário), do melhor para o pior (ou do pior para o melhor), ou também em uma ordem cronológica e/ou sequencial (no caso de tutoriais ou passo a passos, por exemplo).
Além disso, os posts de lista costumam ter resultados muito bons, tanto em tráfego orgânico como em tráfego social. Isso porque eles costumam ser mais fáceis de ler (é possível escaneá-los com mais facilidade), atiçam a curiosidade, simplificam coisas complicadas, entre muitas outras vantagens.
Exemplos de posts:
- 20 ferramentas do Google para o marketing de sua empresa
- Apresentação comercial: 7 dicas práticas para criar apresentações de sucesso
BÔNUS: 16 razões pelas quais você deve publicar listas
Como dissemos acima, este post é em formato de lista. É talvez o formato mais popular de blog post do Marketing Digital. A seguir, listamos (claro) 16 razões pelas quais você deve publicar esse tipo de post em seu blog.
1. São mais fáceis de ler
Se pensarmos bem, listas tendem a facilitar a leitura do usuário. Em um contexto em que as pessoas têm cada vez mais pressa de absorver as informações pelas quais se interessam, publicar uma lista faz com que seu texto se torne mais escaneável, principalmente se você de alguma forma destacar cada ponto da lista. Assim, o leitor pode identificar e pular aquelas informações que não julga tão necessárias e ir direto àquilo que interessa para ele.
2. São mais fáceis de escrever
Da mesma forma que posts de lista são mais fáceis de ler do que textos corridos, eles também facilitam a escrita, já que, ao elencar em forma de lista os pontos que você quer trabalhar no artigo, você já vai criando uma estrutura que facilita o desenvolvimento das ideias.
Além disso, esse formato incentiva o escritor a ir “direto ao ponto” e evita que ele vá se perdendo do assunto ao longo do texto, o que é muito comum, especialmente em conteúdos mais volumosos. Lembrando que o formato de lista não precisa ser publicado apenas como post: você pode também trabalhar essa forma em eBooks, webinars (elencar determinados pontos que são abordados ao longo da transmissão), podcasts, infográficos, etc.
3. Tornam-se virais mais facilmente
Uma vez que os posts de lista são fáceis de ler, é mais provável que esse tipo de conteúdo seja consumido por mais gente, o que, por sua vez, o torna também mais fácil de ser compartilhado, principalmente em redes sociais.
As listas também têm outra característica que faz com que tenham potencial para viralizar: geralmente, elas possuem uma linguagem que mistura informação com humor. Pense bem: um post com o título “5 formas de justificar sua procrastinação” não soa mais divertido do que “por que costumamos justificar nossa procrastinação”?
4. Fazem você parecer autoridade no assunto que você está abordando
O fato de você selecionar um tema, decidir escrever sobre ele e detalhá-lo em diversos tópicos passa a impressão aos visitantes do seu site de que você realmente entende sobre o que você está falando. É claro que, para que essa impressão se confirme, você precisa escrever um texto de qualidade, mas conseguir colocá-lo em um formato que ajude a detalhá-lo auxilia nisso.
E pode ter um impacto direto nas suas vendas: se seus visitantes acreditarem que você é expert no seu negócio ou mesmo em seu nicho, as pessoas vão perceber que você é capaz de resolver o problema delas com a sua solução, e as chances de que elas comprem de você aumentam.
5. Servem como autopromoção
É claro que, mesmo que você faça um conteúdo de qualidade e completo, muito provavelmente você deixará alguns pontos de fora, pois é praticamente impossível abordar um tema inteiro em um único material.
Por isso, você pode aproveitar sua lista e sugerir outros conteúdos que você tenha que complementem aquele assunto. Assim, você não tem a obrigação de produzir um material interminável que aborde tudo. Como você deve ter percebido, nós estamos fazendo isso neste post.
6. O ser humano gosta naturalmente de listas e números
Uma das razões pelas quais devemos utilizar posts de listas é que existem muitos estudos que indicam que o ser humano gosta de listas e números. Um deles, por exemplo, realizado pela empresa Conductor há alguns anos, mostra que títulos que possuem números são os preferidos das pessoas – nada menos do que 71% dos entrevistados responderam isso.
Isso se explica em parte pela teoria da especialização funcional hemisférica, que afirma que nosso cérebro possui diferentes áreas que são especializadas em diferentes funções. Por causa disso, nossas preferências cognitivas e neuropsicológicas por listas e números é resultado dessa organização do nosso cérebro.
Mas serve qualquer número? Sim, mas alguns podem ter mais resultado do que outros. É o que mostra uma análise feita pela Ok Dork e Buzzsumo, que avaliou 100 milhões de artigos e descobriu que os mais populares usavam listas com os seguintes números (nesta ordem): 10, 23, 16 e 24.
7. Atendem mais facilmente às expectativas do leitor
Quando eu digo a você que tenho 3 coisas para dizer, você com certeza já imagina mais ou menos quanto tempo levará para escutar o que tenho a falar. O mesmo acontece com as listas.
Assim que a pessoa lê o número, ela já tem uma ideia da quantidade de conteúdo que encontrará e quanto tempo levará para consumir esse conteúdo. Isso diminui as chances de seu leitor ficar frustrado com o que você está oferecendo, o que pode ajudar a gerar uma melhor experiência no usuário.
8. Atiçam a curiosidade
Ao mesmo tempo, listas fazem as pessoas ficarem imaginando o que, afinal de contas, são aquelas “3 ideias de conteúdo que geram muitas conversões” ou os “6 lugares que você não pode deixar de conhecer em Paris”.
Isso atiça a curiosidade delas e, por consequência, faz com que elas tenham mais vontade de consumir seu conteúdo.
9. Ajudam no SEO
Há vários aspectos das listas que podem ser considerados ideais para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Entre os principais, podemos citar o fato de que listas ajudam a criar um texto rico em títulos e subtítulos (H1, H2, H3 etc.), criam uma organização que colabora para a experiência do usuário, geram links internos. Tudo isso pode ajudar você a ranquear melhor nos mecanismos de busca.
10. Simplificam coisas complicadas
Listas são um bom formato para falar sobre temas complexos. Isso porque elas comunicam as ideias melhor, vão direto ao ponto e são mais claras.
As listas geram uma série de tópicos, que você pode utilizar de forma sequencial e lógica, ajudando a montar uma estrutura que facilita o entendimento. Por isso, vale a pena escolher esse formato para passo a passos e tutoriais.
11. Podem render mais conteúdos
Como já dissemos anteriormente, é muito difícil que um único conteúdo esgote um assunto de uma só vez. Por isso, mesmo sua lista se aprofundando em alguns tópicos, é possível que você aborde alguns itens mais superficialmente.
Mas isso não é necessariamente ruim. Você pode, como já sugerimos, linkar para outros conteúdos que você já tenha produzido sobre o tema. Ou, caso você ainda não tenha nenhum material sobre o que foi abordado, você pode criá-lo, e depois linkar os dois conteúdos, contribuindo também para o SEO dos dois.
12. Podem render conteúdos para as redes sociais
Sabemos que os conteúdos criados diretamente para as redes sociais, como postagens diretas no LinkedIn, Facebook ou Instagram, devem ser mais breves, para que gerem o engajamento desejado.
Por isso, você pode utilizar sua lista e transformá-la em diversos conteúdos para redes sociais. Você pode, por exemplo, pegar cada um dos números e criar uma postagem diferente com base nele. Mas nunca se esqueça de adaptar o conteúdo para o meio que você está utilizando.
13. Atraem mais comentários
Listas são uma forma natural de incentivar os leitores a deixarem suas opiniões e engajarem em seu conteúdo. Como muitas vezes geram polêmicas, as pessoas ficam tentadas a dizer o que pensam sobre aquele conteúdo, seja concordar, discordar ou fazer sugestões.
Por isso, use esse potencial natural desse formato e aproveite o final da lista para pedir para os leitores escreverem o que pensam sobre o assunto ou sugerirem outros tópicos que você possa ter esquecido. Isso pode, inclusive, ser base para a criação de novos conteúdos.
14. Fazem as pessoas se identificarem
Quando você apresenta às pessoas opções de coisas com as quais elas podem se identificar, elas vão querer entender o porquê se identificam com aquela opção.
A situação fica ainda melhor quando se usa a palavra “você” ao se dirigir aos seus leitores, pois esta é uma palavra forte – as pessoas adoram quando elas viram o foco da atenção.
Um exemplo é este do nosso post “Personalização: 5 dicas para você se diferenciar e vender mais“. Neste caso, é muito provável que você clique neste post porque acredita que são dicas que você mesmo pode fazer – ou seja, você se identifica com o que é proposto pelo título.
15. São abrangentes
É claro que isso vai depender da qualidade da sua lista, mas escrever sobre determinado tema com um formato de lista poda fazer com que a abordagem se torne mais abrangente. Isso porque, ao dividir o assunto em tópicos e numerá-los, fica mais fácil de perceber se você está esquecendo de algo e, se estiver, criar um tópico extra para abordar o que estiver faltando.
E aproveite para fazer uma lista realmente abrangente e grande, pois as pessoas tendem a acreditar que estão aprendendo mais quanto maior for o número da lista.
16. São persuasivas
Quando você quer convencer alguém de alguma coisa, o que você faz? Provavelmente, você enumera uma série de argumentos que reforçam seu ponto de vista, certo?
Da mesma forma, utilizar listas pode ajudar você a persuadir as pessoas sobre a sua ideia, já que você vai apresentar, em números, algumas razões que defendem aquilo que você está falando.
Para ter ideias para mais tipos de post, aprofunde-se em Marketing de Conteúdo
Na onda de investir em Inbound Marketing, sabemos que hoje em dia é cada vez mais difícil conquistar um lugar ao sol na internet e se tornar uma referência em seu mercado através da produção de conteúdo. Vemos uma enxurrada de materiais, mas nem sempre encontramos algo realmente relevante.
Por isso, investir na diversificação do seu conteúdo pode ser uma forma de torná-lo mais interessante para seu público. Formatos diferentes podem atiçar a curiosidade dos seus visitantes e mostrar a eles que você leva a produção de conteúdo e construção do relacionamento com sua audiência a sério.
Mas nunca se esqueça de que, antes da diversidade de formatos, um conteúdo deve ter, sobretudo, qualidade.
Se os formatos alternativos vão atrair seu público-alvo, é a qualidade que vai fidelizá-los e fazer com que sejam mais do que simples leitores ou clientes: sejam também advogados e disseminadores do seu negócio. E assim seu conteúdo, muito mais do que agregar valor ao negócio, vai influenciar nos resultados das suas vendas.
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